Além do tratamento médico, é importante que os hábitos diários de uma pessoa com fibromialgia sejam adequados para uma vida mais saudável. 

Apsen

13 artigos

A fibromialgia causa dores crônicas que dificultam a vida da pessoa, pois afeta a qualidade do seu dia a dia. Porém, os hábitos diários certos podem ser de grande ajuda para viver melhor. Confira alguns dos hábitos que toda pessoa com fibromialgia pode adotar para ter mais qualidade de vida:

Exercícios físicos

Os médicos que tratam a fibromialgia destacam a importância dos exercícios físicos como método de tratamento. O fortalecimento do corpo é essencial para que a resistência e os mecanismos contra a dor sejam mais eficazes.

Tratamento medicamentoso

Ainda no tratamento tradicional, o cuidado da fibromialgia passa pelo uso de medicamentos para a dor. É importante que a pessoa respeite e siga o tratamento indicado pelo médico.

Consciência física

Fique atento a todas as dores de seu corpo, os locais e formas de manifestação. Um paciente com fibromialgia que é consciente do que acontece em seu corpo é mais capaz de lutar contra os sintomas.

Reconheça seus limites

Principalmente quando se trata de exercícios físicos, não vale à pena se exceder. Se a dor é intensa demais, pare, descanse. Reconheça que você tem limites que precisam ser respeitados, pois a fibromialgia é justamente uma síndrome diretamente ligada à sensação de dor intensa.

Sono mais tranquilo

Procure cuidar bem de seu sono. A pessoa com fibromialgia já costuma ter um sono alterado e de baixa qualidade por conta das dores constantes e intensas. Então, vale à pena investir um pouco mais de cuidado e atenção para ter o melhor sono possível, em um ambiente agradável e reconfortante.

Faça um diário da dor

Anote tudo. Dias, horários, locais e atividades que estava desempenhando quando teve uma crise de dores agudas. Isso vai te ajudar a compreender como a fibromialgia se manifesta em você, quais atividades deve evitar e o que faz se sentir melhor. Também é uma boa maneira de conseguir se comunicar melhor com seu médico e relatar com detalhes o dia a dia do tratamento. Você também pode usar o Diário da Dor que disponibilizamos nesse site.

Massagens e técnicas de relaxamento

Este tipo de atividade auxilia a vida de quem tem fibromialgia não apenas fisicamente, mas mentalmente. São um bom complemento contra o estresse e as dores musculares. É importante que estas técnicas sejam um complemento ao tratamento medicamentoso e que a pessoa com fibromialgia nunca substitua o acompanhamento médico e suas indicações por técnicas e métodos paralelos.

Consulte sempre seu médico.

Referências:
https://www.minhavida.com.br/saude/galerias/16619-adote-oito-habitos-para-conviver-bem-com-a-fibromialgia
http://www.drluizgustavo.com.br/novidades/noticias/adote-habitos-para-conviver-bem-com-a-fibromialgia/

Comentário

Você deve estar logado para conseguir realizar comentários.