< VOLTAR

Balneoterapia reduz dor em pacientes com fibromialgia.

Publicado 27/07/2018
Notícias

A balneoterapia é uma das formas mais antigas de tratamento para algumas doenças, consistindo-se em um terapia através de banhos. O seu uso mostrou-se seguro e eficaz na redução da dor em pacientes com fibromialgia. Essas conclusões foram de um estudo clínico publicado na revista “Clinical Rheumatology”.

Realizado na Itália, esse estudo investigou a eficácia e tolerabilidade da balneoterapia com uma água altamente mineralizada com enxofre em pacientes com fibromialgia. O estudo envolveu 100 pacientes com fibromialgia que foram randomizados para receber 12 aplicações de balneoterapia diária com a água sulfatada ou com água da torneira durante duas semanas. Foram realizads avaliações clínicas depois de três e seis meses do tratamento.

A principal medida objetiva do estudo foi a mudança na dor global usando duas escalas: Escala Visual Analógica (VAS) e pontuação total do Questionário de Impacto da Fibromialgia (FIQTotal).

Os pesquisadores viram uma melhora significativa na dor global no grupo que utilizava a água sulfatada, medida pelas escalas VAS e FIQ-Total ao final do tratamento, que se manteve até depois de seis meses.

No grupo controle, dois pacientes tiveram que interromper a terapia devido a uma piora dos sintomas. Estes resultados suportam os benefícios de curto e longo prazo do uso de balneoterapia na fibromialgia. Os pesquisadores escreveram no artigo: “Considerando os efeitos colaterais habituais frequentemente associados à terapia farmacológica, a conclusão sublinha a utilidade prática e a crescente importância da balneoterapia, entre outras modalidades complementares e não farmacológicas no manejo da fibromialgia ”.

Fonte: Fioravanti A e cols. Is balneotherapy effective for fibromyalgia? Results from a 6-month double-blind randomized clinical trial. Clin Rheumatol. 2018 May 5. doi: 10.1007/s10067-018-4117-z.