< VOLTAR

Exercícios respiratórios podem melhorar a tolerância à dor e a qualidade de vida.

Publicado 27/07/2018
Notícias

Os pacientes com fibromialgia frequentemente se queixam de dor em locais sensíveis do corpo, incluindo os cotovelos, parte superior do tórax, joelhos e pescoço. Algumas vezes seus sintomas podem ser agravados por distúrbios respiratórios, com fraqueza nos músculos respiratórios associados com exaustão, diminuição da condição física e funcionalidade nas atividades diárias. Por conta desses sintomas é importante considerar estratégias para melhorar fraqueza muscular respiratória.

Um estudo, “Breathing Exercises Must Be a Real and Effective Intervention to Consider in Women with Fibromyalgia: A Pilot Randomized Controlled Trial”, publicado no “Journal of Alternative and Complementary Medicine”, investigou o efeito do treinamento respiratório sobre a melhora da função muscular respiratória na dor e na qualidade vida em pacientes com fibromialgia.

O estudo avaliou 35 mulheres com fibromialgia, que foram divididas em dois grupos. Somente um dos grupos fez exercícios respiratórios diários durante 30 minutos. Os exercícios eram destinados a fortalecer e alongar os músculos toráxicos e abdominais.

Durante as primeiras semanas não houve diferença entre os grupos. Entretanto, após 12 semanas, o grupo que fez exercícios teve a dor reduzida nos pontos sensíveis na parte superior do corpo (especialmente a segunda costela, região posterior da cabeça). O grupo de exercícios também mostrou uma melhora na capacidade de realizar atividades diárias, redução da dor e fadiga.

É importante notar que tal intervenção requer que os pacientes estejam altamente motivados a se exercitar diariamente.

Os pesquisadores concluiram que os exercícios de respiração, sem utilização de aparelhos respiratórios específico, são eficazes no manejo da dor e na redução do impacto da fibromialgia na vida diária dos pacientes.

Fonte: Tomas-Carus P e cols. Breathing Exercises Must Be a Real and Effective Intervention to Consider in Women with Fibromyalgia: A Pilot Randomized Controlled Trial. J Altern Complement Med. 2018 Apr 13.