< VOLTAR

Fibromialgia e gravidez: uma combinação possível

Publicado 02/10/2018
Notícias

Durante a gravidez, problemas como enjoo, insônia e dor nas costas podem ser comuns por conta das mudanças no corpo. Quando a futura mamãe também é portadora de fibromialgia, alguns cuidados podem ajudar para que a gestação seja tranquila – tanto para você, quanto para o bebê.

O primeiro passo (e o mais importante) é ter acompanhamento com os especialistas adequados1 e pedir que eles trabalhem em conjunto. Neste caso, o reumatologista e o obstetra, que irão te orientar sobre os cuidados com a fibromialgia e a gestação (respectivamente). Por exemplo, nesta fase não é indicado o uso de determinados medicamentos, pois alguns deles podem prejudicar a criança. Assim, receber as orientações certas podem fazer toda a diferença.

A partir das orientações médicas, o segundo passo é ter calma. Alguns dos sintomas da fibromialgia são dores articulares e musculares, alteração do sono, fadiga e mudanças de humor, e estes mesmos incômodos também podem surgir durante a gestação2 para as mulheres que não apresentam a doença. Isso quer dizer que existe a possibilidade de os sintomas da fibromialgia se agravarem durante este período, mas isso é particular, pois cada corpo é único e reage de uma forma individual à gestação.

Se você praticava atividades que aliviavam os sintomas da fibromialgia antes da gestação, pergunte aos seus médicos se pode continuar com eles. Mas, se você nunca tinha pensado sobre isso, questione se este é um bom momento para começar. Algumas mulheres relatam melhoras após praticar natação, caminhada, hidroginástica, acupuntura, terapia ocupacional...Converse com os seus especialistas e avaliem juntos quais podem ser as suas opções, afinal, quanto mais você se sentir bem, mais tranquila será a gestação.

Este texto não substitui a consulta médica. Somente o especialista pode te orientar sobre qualquer tipo de tratamento e medicação.


Referências
¹ https://www.omeubebe.com/engravidar/quero-ter-filho/fibromialgia-gravidez - acessado em 13/08/2018
² https://soumamae.com.br/fibromialgia-e-gravidez/ - acessado em 13/08/2018