< VOLTAR

9 dicas para amenizar a dor durante as estações quentes

Publicado 05/10/2018
Notícias

O inverno chegou ao fim e deu lugar às estações quentes: primavera e verão. O que é um alívio para uns, pode ser motivo de preocupação para outros, ainda mais quando são portadores de fibromialgia.

Quem sofre com a doença, sabe que o calor pode ser um agravante para piorar a fadiga, dificultar os hábitos de sono, causar inchaço nas articulações e intensificar as dores, mas algumas ações podem te ajudar a prevenir, amenizar e/ou evitar essas complicações:


1. Tomar um banho gelado ou fazer compressa de água fria ajuda seu corpo a baixar a temperatura e desinchar, por isso pode ser uma boa alternativa;
2. Refrescar os ambientes onde você costuma ficar e, se precisar sair, escolha locais com boa circulação de ar e sombra;
3. Ao sair, usar guarda-chuva para se manter à sombra ou usar viseira - à medida do possível;
4. Beber bastante água;
5. Consumir alimentos leves e ricos em água;
6. Usar leque;
7. Vestir roupas folgadas e de tecidos mais leves;
8. Antes de sair, ligar o ar condicionado para refrescar o carro;
9. Manter a prática de exercícios, mesmo que seja alongamento na cama ou onde você estiver para manter as articulações e músculos ativos.

Antes de mudar a sua alimentação ou exercícios, lembre-se de consultar o seu reumatologista. Conhecendo o seu histórico, certamente ele saberá orientar o que pode ser benéfico para você.

Este texto não substitui a consulta médica. Somente o especialista pode te orientar sobre qualquer tipo de tratamento e medicação.