< VOLTAR

A importância do especialista no tratamento da fibromialgia

Publicado 05/10/2018
Notícias

O que é fibromialgia? Quais são os tratamentos? Existe cura? O que se pode fazer para amenizar os sintomas? Fazer essas perguntas em qualquer buscador da internet rende inúmeras respostas, mas a verdade é uma só: nada substitui o papel do especialista¹  no tratamento da fibromialgia.

Como não existem exames laboratoriais que comprovem a existência da doença, o médico especializado faz toda a diferença, pois ele conseguirá captar as semelhanças de sintomas a partir do seu relato e comparar com a fibromialgia. A partir disso, ele pedirá alguns exames para eliminar possíveis doenças e, assim, conseguirá diagnosticar a fibromialgia – este processo pode levar meses ou anos, por isso a escolha do médico pode mudar o curso do seu diagnóstico.

Com a resposta e o seu histórico em mãos, o especialista vai te apresentar todas as possibilidades de tratamento, que devem ser multidisciplinares² , ou seja, abranger vários comportamentos que irão colaborar para o alívio dos sintomas e melhora da sua qualidade de vida, tais como uso de medicamentos, prática de atividade física, alimentação equilibrada, fazer terapia ocupacional, dormir melhor, entre outros. 

De forma geral, o principal profissional para tratar a fibromialgia é o reumatologista, mas o neurologista, o fisiatra, o ortopedista e os médicos especializados no tratamento da dor também estão preparados para te ajudar.

Lembre-se de consultar o seu médico quando surgir qualquer dúvida. Somente ele tem conhecimento e acesso ao seu histórico médico para compreender o que está acontecendo com você e propor mudanças que irão beneficiar sua saúde.

Este texto não substitui a consulta médica. Somente o especialista pode te orientar sobre qualquer tipo de tratamento e medicação.


Referências
¹ O papel do reumatologista frente à fibromialgia e à dor crônica musculoesquelética – Acesso em 23/08/2018
² Fibromialgia: a importância de uma visão integrativa sobre a doença – Acesso em 23/08/018