< VOLTAR

Ciclo menstrual pode intensificar sintomas da fibromialgia

Publicado 29/11/2018
Notícias

Você já percebeu que fica mais sensível durante o período menstrual? Isso não é impressão, é fato¹. Neste período, as emoções ficam mais intensas e algumas partes do corpo, mais doloridas. No caso de quem tem fibromialgia, o período menstrual também agrava os próprios sintomas da doença.

Especialistas acreditam² que a piora dos sintomas esteja relacionada à oscilação hormonal, principalmente da progesterona e do estrogênio, sendo este segundo responsável pela prevenção da dor, que apresenta baixa antes e durante o período menstrual, intensificando principalmente a dor e a fadiga em pessoas fibromiálgicas. 

Além disso, os efeitos da doença durante a menstruação podem ser:

- Ciclo mais longo;
- Fluxo intenso;
- Ausência de sangramento;
- Fluxo irregular.

Para tentar aliviar todos esses sintomas, o ideal é praticar atividades que promovam bem-estar de uma forma geral, como:

- Alimentação equilibrada;
Alongamentos;
- Descansar;
- Evitar estresse;
- Atividades aeróbicas;
- Exercícios respiratórios;
- Ioga;
- Massagem;
- Meditação;
Pilates.

Tão importante quanto os itens que citamos acima é continuar o tratamento indicado pelo seu médico para controlar os sintomas da fibromialgia – mesmo durante o ciclo menstrual. Se os efeitos desse período são recorrentes, consulte o seu especialista para que ele ofereça opções personalizadas (tanto para as dores menstruais quanto para a fibromialgia).

Este texto não substitui a consulta médica. Somente o especialista pode te orientar sobre qualquer tipo de tratamento e medicação.


Referências
¹ Menstrual cycle influences on pain and emotion in women with fibromyalgia – Acesso em 22/11/2018
² Fibromyalgia Gets Worse During Menstruation – Acesso em 22/11/2018